Programa

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Inscreva-se nas refeições do evento – almoço e/ou jantar de dia 29 de outubro: https://sge.uevora.pt/eventos/ver/889

Para além das comunicações aceites, divididas pelos 5 temas do XVI SDMC, o programa incluirá comunicações de especialistas em 4 painéis, intitulados:

  1. Neurociência e desenvolvimento motor
  2. Brincar e aprender no exterior
  3. O desenvolvimento motor no sistema educativo: educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
  4. Intervenção psicomotora precoce

1. Neurociência e desenvolvimento motor

Neural mechanisms underlying exploration and skill learning

Ana Cruz & Andreas Klaus

Fundação Champalimaud

Ana Cruz graduated in Electrotechnical Engineering – Control and Robotics from Instituto Superior Técnico (Lisbon). She completed her PhD at the University College London and National Institute of Mental Health (MD, USA). She studied, in rodent models, the role of abnormal oscillatory activity observed in the dopamine depleted brain in Parkinson’s disease. She is currently a postdoc in the lab of Dr. Rui Costa at the Champalimaud Foundation where she is investigating the different input nuclei contributing to dopamine modulation of movement initiation.

Andreas Klaus received a Masters in Computer Science from the University of Leipzig (Germany) and a PhD in Medical Science from the Karolinska Institute (Sweden). He is currently a postdoc in the lab of Rui Costa at the Champalimaud Foundation. He is interested in the brain circuits that are important for movement and the selection of appropriate actions. He uses neuronal manipulation and optical recording techniques as well as advanced behavior quantification in rodents to identify the mechanisms underlying action selection.

 

2. Brincar e aprender no exterior

Título da comunicação

OUT-TO-IN: O corpo e a expressividade na promoção do desenvolvimento da criança

Clarinda Pomar

Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora;

Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Évora, Portugal

Clarinda Pomar é Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Portugal e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora. É licenciada em Educação Física e Desporto e mestre em Ciências da Educação- Metodologia da Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. É Diretora dos Cursos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação-Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. As suas áreas de docência e investigação relacionam-se com as questões de género em contexto escolar e com a didática da Educação Física nos vários níveis de educação e ensino, mas sobretudo na educação básica.

 

Título da comunicação

Novas tecnologias no espaço exterior

Hugo Folgado & Bruno Gonçalves

Departamento de Desporto e Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, Universidade de Évora; Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Évora, Portugal

Hugo Folgado é professor auxiliar do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, Portugal. É licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Évora e mestre em Ciências do Desporto – Desportos Coletivos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluiu o Doutoramento em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os seus principais interesses de investigação são a análise do rendimento e o desenvolvimento e aplicação de tecnologia em desportos coletivos, particularmente em futebol. Também investiga a manipulação de contextos para o desenvolvimento do desempenho jogadores. Os seus trabalhos exploram a coordenação de movimentos entre jogadores durante situações de treino e jogo.

Bruno Gonçalves é professor auxiliar do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, Portugal, e investigador integrado do Comprehensive Health Research Centre (CHRC). Formou-se com Doutoramento em Comportamento Coletivo em Futebol na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde desenvolveu competências técnicas de processamento avançado de dados utilizando instrumentos de alta tecnologia. Essa experiência permitiu construir uma reputação sólida a nacional e internacional em análise do comportamento coletivo e análise de rendimento em desportos coletivos.

 

3. O desenvolvimento motor no sistema educativo: educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico

Título da comunicação:

“Mexer bem, para bem crescer”

Fátima Godinho

Coordenadora pedagógica do Centro de Atividade Infantil de Évora (CAIE)

Curso de Educadores de Infância do Magistério Primário (1984-1987) exercendo funções desde então no Centro de Actividade Infantil de Évora. Curso de Estudos Superiores Especializados em Supervisão Pedagógica da Universidade de Évora; Mestrado em Educação (variante Supervisão Pedagógica) da Universidade de Évora (2006); Diretora Pedagógica do Centro de Actividade Infantil de Évora desde 1990. Educadora cooperante da Universidade de Évora desde 1994. Colaboradora na Universidade de Évora como docente e supervisora de alunos em formação inicial (Educação Básica) e mestrado em Educação Pré-escolar entre 2009 e 2015. Participação nos projetos de investigação-ação: Encontrar a Identidade Curricular – Implementação do Modelo Curricular High-scope (2001) e Desenvolver a Qualidade em Parcerias (2008). Participação no projeto Internacional Education for Sustainable Development Ratting Scale (2013- 2016) de onde surge o projeto coordenado pela Universidade de Évora (Departamento de Pedagogia) “Construir a Sustentabilidade a partir da Infância”, do qual o CAIE é parceiro. Professora coordenadora do Programa Eco-escolas desde 2008. Delegada Regional da APEI, onde também é formadora.

 

Título da comunicação

Aprendizagem ao Ar Livre na “Escola Lá Fora”

Nádia Morais, Ana Passos e Sousa & Ana Galvão

Equipa da Direção da “Escola Lá Fora”

A Escola Lá Fora é um projeto de aprendizagem na natureza para crianças atualmente a atuar na Quinta das Conchas em Lisboa, e integrada na associação sem fins lucrativos Associação Viver a InfânciaIniciou atividade em junho de 2020 e desde então, tem vindo a providenciar atividades a tempo inteiro para crianças em idade pré-escolar, atividades extracurriculares para crianças dos 3 aos 12 anos, playgroups para bebés e atividades em tempo de férias para crianças dos 3 aos 12 anos. As atividades da Escola Lá Fora baseiam-se no modelo pedagógico Forest School, que privilegia fatores como a brincadeira livre, a promoção da autonomia e da resiliência e o respeito pelo meio ambiente.  A Escola Lá Fora foi fundada por Ana Passos e Sousa, Diretora Técnica, Ana Galvão, Diretora Pedagógica e Nádia Morais, Diretora de Comunicação, e conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais especializados em educação de infância, ensino básico, modelo Forest School, reabilitação psicomotora, arteterapia, psicologia, comunicação e gestão.

 

4. Intervenção psicomotora precoce

Título da comunicação:

O eu e o outro. O corpo como mediador do desenvolvimento (psico)motor

Dolores Gamito(1) & Joana Carvalho (2)

(1) Psicomotricista na Casa da Praia

(2) Psicomotricista no Hospital Garcia de Orta

Dolores Gamito licenciou-se  no ano de 1998 em Educação Especial e Reabilitação, pela Faculdade de Motricidade Humana – UTL. Desde setembro de 1998, que integra a equipa do Centro Dr. João dos Santos – Casa da Praia, instituição que intervém na saúde mental infantil através da Pedagogia Terapêutica em crianças com dificuldades na integração escolar devido a problemáticas do foro emocional. Assume a responsabilidade da intervenção, avaliação psicomotora e orientação local do estágio da licenciatura e do mestrado de Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) implicando a participação como júri nas defesas de tese. Participa em diversos projetos financiados e assume outros papéis relacionados com formação, com a intervenção familiar no âmbito CAFAP – Preservação Familiar, o apoio aos professores da escola das crianças em intervenção, a Intervenção lúdico-terapêutica. A experiência em contexto clínico de consulta de Psicomotricidade desde 2003 seguindo como metodologia a intervenção com a família e com outros apoios educativos ou terapêuticos de que a criança beneficie. Saúde Mental Infantil, Perturbações da Relação e da Comunicação, Perturbação do comportamento, PHDA e Dificuldades de Aprendizagem. Co-Fundadora da empresa EICHO com objetivos na resposta às necessidades das crianças com PHDA e suas famílias. Experiência de Intervenção e avaliação psicomotora em grupo de crianças de creche, Jardim de Infância e 1º ciclo no âmbito preventivo e reeducativo em vários espaços educativos, para a qual foi muito importante o trabalho desenvolvido na Associação Arisco ligado a dinâmicas de grupo, desenvolvimento de competências sócio – emocionais e promoção global da saúde e cidadania.

Joana Carvalho é Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, pela FMH – UTL., 2003 e possui o Mestrado em Desenvolvimento da Criança, variante desenvolvimento motor, pela FMH – UTL, 2012. O trabalho com crianças e jovens foi sempre a área de maior área de interesse. Particularmente, o desenvolvimento (psico)motor sempre a fascinou. Neste sentido, teve a oportunidade de trabalhar com crianças em diferentes contextos clínicos, escolares e sociais. Ainda durante a faculdade (desde 1998) integrou uma IPSS (Associação Arisco – Instituição para a Promoção Social e da Saúde), onde se desenvolve trabalho na área da Promoção da Saúde e Promoção de Competências Sociais e onde aprendeu muito sobre dinâmicas de grupo e o estar em grupo. Foi formadora e técnica de um Projeto (“Aventura na Cidade”) e monitora de atividade final do Projeto “Castelos de Risco”, neste último alia-se a componente física/desportiva à capacidade de estar em grupo e resolver problemas em torno da “conquista do Castelo”. Em 2005 integrou o Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada e, em Maio 2007, com a abertura do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, integrou a equipa multidisciplinar. Desempenha funções de avaliação e intervenção na área do desenvolvimento infantil, nomeadamente nas perturbações da comunicação e da relação, perturbação de défice de atenção e hiperatividade, dificuldades de comportamento e perturbações da coordenação motora. Paralelamente, sempre manteve atividade privada clínica. Co-Fundadora da empresa EICHO com objetivos na resposta às necessidades das crianças com PHDA e suas famílias. Durante os anos letivos de 2010 e 2012, teve experiência com grupos de crianças em contexto de creche e jardim de Infância, ao nível da psicomotricidade preventiva e reeducativa. Ao nível da intervenção tem um interesse especial no trabalho com grupos, desenvolvendo ao longo dos anos diferentes grupos terapêuticos com crianças cuja maior dificuldade é a relação e comunicação com o outro. Paralelamente, desenvolve também grupos de pais cujos filhos eram acompanhados no grupo de crianças.